O Grupo Executivo de Nutrição ouviu a nutricionista e professora Cristina Lontro sobre o assunto. Confira na entrevista abaixo.
Grupo Executivo de Nutrição: Vivemos em um mundo globalizado onde várias profissões unem-se por pontos em comum. Qual os principais pontos que aproximam nutrição e gastronomia?
Cristina Lontro: O prazer em trabalhar com alimentação. Ao meu ver a gastronomia e a nutrição se complementam.
GEN: O que difere nutrição e gastronomia?
CL: Nutrição é ciência. Nutrição visa a saúde, foca a alimentação do dia a dia a fim de nutrir o indivíduo. A gastronomia visa o prazer, a alimentação como deleite.
GEN: Gastronomia é um curso tecnólogo em algumas universidades enquanto que nutrição é um curso de graduação. Por que isso ocorre? Qual a principal diferença entre as grades curriculares?
CL: Se não estou enganada, a Gastronomia só é graduação na UFRJ. Os cursos tecnológicos são cursos mais direcionados para o mercado de trabalho. São cursos mais curtos , em média 30 meses com o foco na profissionalização do indivíduo.
GEN: Como o candidato pode decidir entre nutrição e gastronomia?
CL: São duas profissões com focos diferentes. A nutrição é mais teórica, mais técnica e a gastronomia mais prática. Além disso , a nutrição tem um leque de opções de atividades que podem vir a desenvolver tais como saúde pública, dietoterapia coisas que o profissional de gastronomia não tem nenhum acesso. Na realidade o profissional de gastronomia é basicamente um cozinheiro.
GEN: Quais são as expectativas para o mercado de trabalho nas áreas de nutrição e gastronomia para 2013?
CL: Todos os dias empreendimentos são inaugurados, onde são necessários um grande número de profissionais. O nutricionista felizmente está saindo de seu casulo e ganhando espaço no mercado de food service. Com certeza o mercado é muito amplo e tem espaços para todos os profissionais. Com os grandes eventos que estão por ocorrer no Brasil, colocação profissional é o que não vai faltar.
Exemplos da atuação dos dois profissionais no mercado
Restaurantes comerciais: nutricionista normalmente faz controle de qualidade e gastrônomos atuam na cozinha.
Restaurantes industriais: nutricionistas fazem toda a parte gerencial e os gastrônomos atuam com consultores.
Restaurantes hospitalares: nutricionistas fazendo a prescrição dietética e os gastrônomos atuando na cozinha.