Reunião do GEN em março

Mario Miranda
No último dia 12 de março as integrantes do Grupo Executivo de Nutrição (GEN) estiveram reunidas no CRN-4 para debater assuntos ligados à nutrição, alimentação e gastronomia. Na ocasião, o consultor Mário Miranda, que tem 18 anos de experiência em Food Service, ministrou a palestra Design de Cardápio. 

O consultor iniciou a palestra falando sobre a mente humana e sua relação com as vontades de executar uma ação. De acordo com as informações passadas por ele, o inconsciente controla até 95% do nosso comportamento. Ao longo da palestra ele teceu comparações entre o inconsciente e o consciente, a fim de esclarecer o modo como o nosso cérebro pode ser manipulado para mudar nosso comportamento em relação aquilo que vamos fazer. 

Dessa forma ele entrou na questão da publicidade e do marketing. 

"O efeito da mera exposição faz parte da magia por trás das marcas de produtos, criação de celebridades e campanhas políticas. A memória habitual influencia a nossa interpretação do mundo", explicou, entrando no âmbito da gastronomia, "um prato para ser bem sucedido deve estabelecer uma conexão com conceitos já existentes armazenados no inconsciente (mente habitual)".

Algumas integrantes do GEN


Mário explicou ainda que existem Laboratórios de Psicologia de Nutrição para estudar os fatores que influenciam a forma como comemos e quanto comemos. São exemplos desses fatores: garçons, música, tipo de iluminação, tamanho dos pratos e posicionamento da comida na mesa. 

Durante a palestra foram apresentados os recursos de ambientação por meio da escrita de palavras saborosas e descritivas em cardápios. 

De acordo com o palestrante, "os nomes e descrições dos cardápios podem parecer fora de contexto, mas nos induzem a comprar a comida e programa nossas pupilas gustativas com a expectativa de que a comida será boa", explicou. 

Mário abordou ainda, erros que estragam um bom cardápio: letras pequenas, muitas informações dispostas de forma confusa, fotos que não refletem a realidade e erros de grafia. 

Ao término da palestra ele ensinou com é realizada a leitura de um cardápio pelo cliente, a dispor os elementos nos cardápios com dicas de posicionamento, grafismo e preços. 

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