Mario Miranda |
No último dia 12 de março as integrantes do Grupo Executivo de Nutrição (GEN) estiveram reunidas no CRN-4 para debater assuntos ligados à nutrição, alimentação e gastronomia. Na ocasião, o consultor Mário Miranda, que tem 18 anos de experiência em Food Service, ministrou a palestra Design de Cardápio.
O consultor iniciou a palestra falando sobre a mente humana e sua relação com as vontades de executar uma ação. De acordo com as informações passadas por ele, o inconsciente controla até 95% do nosso comportamento. Ao longo da palestra ele teceu comparações entre o inconsciente e o consciente, a fim de esclarecer o modo como o nosso cérebro pode ser manipulado para mudar nosso comportamento em relação aquilo que vamos fazer.
Dessa forma ele entrou na questão da publicidade e do marketing.
Algumas integrantes do GEN |
Mário explicou ainda que existem Laboratórios de Psicologia de Nutrição para estudar os fatores que influenciam a forma como comemos e quanto comemos. São exemplos desses fatores: garçons, música, tipo de iluminação, tamanho dos pratos e posicionamento da comida na mesa.
Durante a palestra foram apresentados os recursos de ambientação por meio da escrita de palavras saborosas e descritivas em cardápios.
De acordo com o palestrante, "os nomes e descrições dos cardápios podem parecer fora de contexto, mas nos induzem a comprar a comida e programa nossas pupilas gustativas com a expectativa de que a comida será boa", explicou.
Mário abordou ainda, erros que estragam um bom cardápio: letras pequenas, muitas informações dispostas de forma confusa, fotos que não refletem a realidade e erros de grafia.
Ao término da palestra ele ensinou com é realizada a leitura de um cardápio pelo cliente, a dispor os elementos nos cardápios com dicas de posicionamento, grafismo e preços.
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