Leitura do Mês:

O Dilema do Onívoro



As prateleiras de um supermercado - estágio final de nossa cadeia alimentar - são o ponto de partida escolhido pelo escritor e jornalista americano Michael Pollan para a viagem de investigação empreendida em 'O dilema do onívoro'. 

O leitor é convidado a perfazer o caminho inverso - reconstituindo o trajeto dos alimentos, desde o prato à nossa mesa até a sua origem derradeira - o solo. Quanto mais longo e intrincado é o percurso que liga as duas pontas dessa cadeia altamente industrializada, argumenta o autor, mais ignorantes nós nos tornamos a respeito do que, em última análise, estamos comendo. 

Afinal, que mistérios estão por trás de um simples item de um cardápio de fast-food? Para responder a essa e outras perguntas, Pollan armou-se da obstinação e do espírito meticuloso que caracterizam os grandes repórteres investigativos. O jornalista leva o leitor a explorar, não apenas intelectualmente, mas sensorialmente, todas as implicações - éticas e ecológicas, econômicas e políticas - relacionadas ao ato de se produzir e consumir um alimento. 

Para chegar a um diagnóstico sobre o que considera a atual desordem alimentar, Michael Pollan investiga três mundos diferentes - o do cultivo e produção de alimentos em escala industrial, o do florescente negócio da agricultura orgânica - com o que tem de promissor e de enganoso - e aquele ligado à caça e à coleta. Neste último, ensaia uma volta, em pleno século XXI, à atividade primeira do Homo sapiens, o onívoro por natureza que todos nós somos.

O resultado da investigação - um misto de reportagem, ensaio e depoimento pessoal - surpreenderá os leitores ao revelar que a aparente variedade dos modernos supermercados esconde uma alarmante uniformidade imposta pela superprodução industrial. 

Onde encontrar: http://bit.ly/1KmVQJ9



Sobre o autor: 



Michael Pollan é autor americano, jornalista, ativista e professor de jornalismo na Escola de Pós-Graduação UC Berkeley de Jornalismo. Escreveu sete livros (quatro traduzidos para o português). Considerado um rebelde da atual cultura gastronômica, coloca no centro de seus estudos o caminho do alimento entre o campo e o prato, obscurecido pela indústria alimentar moderna.

Algumas de suas obras são: "Em Defesa da Comida: Um Manifesto de Eater", "O Dilema do Onívoro: Uma História Natural de quatro refeições", que foi nomeado um dos dez melhores livros de 2006 pelo New York Times e o Washington Post. Ele também ganhou o California Book Award, o Prêmio Livro norte da Califórnia, o prêmio James Beard de melhor escrita do alimento, e foi um finalista para o National Book Critics Circle Award. É o autor de "A Botânica do Desejo: Uma Visão Plant's-Eye of the World", "A Place of My Own", e "Second Nature".