NaturalMente: Projeto de gastronomia promove inclusão social de portadores de deficiências mentais

Oficina de culinária sustentável tem horta orgânica e produção de alimentos integrais.



Da plantação à produção dos alimentos integrais, promovendo saúde, sustentabilidade e geração de renda. É assim que funciona desde março de 2015, o projeto NaturalMente, voltado para a inclusão social de portadores de deficiências mentais.

As aulas acontecem todas as quartas-feiras, às 14h no Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Rubens Corrêa, situado em Irajá, zona Norte do Rio, e são ministradas pela nutricionista Mariana Zogaib, com o apoio da coordenadora técnica do Caps, Mariana Sloboda Jorge.  

O projeto — idealizado por Zogaib e pela diretora do Caps, Fernanda Pastuk Boabaid Santana — conta com uma equipe multidisciplinar, onde os pacientes aprendem a produzir alimentos naturais e participam de cada etapa do processo, inclusive na venda dos produtos que têm sido reconhecidos pela sua alta qualidade.  “O fato de serem produzidos por usuários do CAPS só agrega valor ao que estamos vendendo. Mas sempre enfatizamos a importância dos detalhes no processo de criação para fazermos sempre o melhor”, esclarece Mariana.



A nutricionista explica ainda, que a indicação para a culinária é mais um fator que pode ajudá-los a viverem melhor, longe de longas internações: “Abrimos o espaço para uma reflexão da importância do cozinhar com a saúde integral e com o que cada um deseja para si. Ressaltamos o valor da estética no acabamento do produto, o valor comercial e o valor nutricional do que produzimos e consumimos. Trabalhamos o cuidado, a auto-estima e a autonomia do sujeito”.

Só para ter ideia, o grupo produz várias delícias, como cookies integrais de aveia com cacau, empadas integrais de vegetais com queijo minas, pizzas integrais com queijo branco, molho de tomate fresco e manjericão, e o maior sucesso do projeto: bolinhos integrais de gengibre com calda de cacau



Confira a receita:



BOLO DE GENGIBRE COM CALDA DE CACAU

INGREDIENTES:

Massa:
3 ovos
1 xícara de leite
1 xícara de óleo
2 xícara de açúcar mascavo
1 gengibre (médio)
1 colher de sopa de fermento
2 xícaras de aveia
1 xícara de farinha de trigo branca
2 xícaras de farinha de trigo integral

Calda:
8 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de cacau
3 colheres de sopa de leite
2 colheres de sopa de manteiga

MODO DE PREPARO:

Massa:
  • No liquidificador, bata muito bem os ovos, o óleo, o leite e o gengibre descascado e picado
  • Enquanto isso, em um recipiente, coloque o trigo, o açúcar e a aveia
  • Acrescente o conteúdo do liquidificador no recipiente e misture tudo com uma colher até formar uma massa pastosa
  • Por último, acrescente o fermento
  • Despeje tudo numa fôrma untada com margarina e polvilhada com trigo
  • Leve ao forno médio, pré-aquecido por 30 minutos
Cobertura:
  • Levar todos os ingredientes ao fogo até engrossar
  • Despejar sobre o bolo pronto e saplicar canela em pó
Assista o vídeo do Projeto: 




Da cozinha à horta orgânica: colhendo o que se planta


Como prova do sucesso, o projeto acaba de ganhar uma horta orgânica e totalmente sustentável. Mariana explica que a ideia é aproveitar o espaço conquistado para realizar o reaproveitamento dos alimentos, onde as sementes e mudas plantadas, podadas e colhidas, recebam todos os cuidados necessários para que os ingredientes (como cascas e talhos, por exemplo) voltem à panela.

O desejo da nutricionista, é que os insumos orgânicos também retornem à terra em forma de adubo, para que a horta floresça e traga mais frutos e saúde. “Assim, o alimento cumpre o seu papel de nutrir, perfumar e agregar pessoas, valores e saberes, de forma criativa e dinâmica. Ao redor de uma mesa a gente se alimenta, se cuida e celebra a vida”, festeja a nutricionista.



O que são CAPS?


Os CAPS são unidades especializadas em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente. Os centros oferecem um atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outros especialistas. O serviço é diferenciado para o público infanto-juvenil, até os 17 anos de idade, através do CAPSi, e para pessoas em uso prejudicial de álcool e outras drogas pelo CAPSad.

O encaminhamento para os CAPS pode ser realizado através de demanda espontânea, por intermédio de uma unidade de atenção primária ou especializada, após uma internação clínica/psiquiátrica, ou ainda por indicação da assistência social ou por ordem judicial. O tratamento pode ser feito de forma individualizada ou coletiva, através de oficinas e grupos terapêuticos. 

Os CAPS funcionam de segunda a sexta, com atendimento das 8h às 17h. Algumas unidades possuem também acolhimento noturno, durante os sete dias da semana.

A Prefeitura do Rio conta com 13 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), 6 Centros de Atenção Psicossocial Álcool Outras Drogas (CAPSad)  - dois deles com unidades de acolhimento adultos (UAA) - e 7 Centros de Atenção Psicossociais Infantis (CAPSi), totalizando 26 unidades especializadas próprias. Outras três das redes estadual e federal completam a rede de 29 CAPS dentro do município do Rio de Janeiro.


Nutricionista Mariana Zogaib

Pós-graduada em Nutrição Clínica e Personal Diet, Fitoterapia e Esporte


Contato do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Rubens Corrêa: 3833 -3340/3833-3341.




Leitura do Mês:

 Nutrição Clínica  –  Interações




A interação fármaco x nutriente ocorre em algumas ocasiões: quando se produz um desequilíbrio nutricional por ação de um medicamento; quando um efeito farmacológico é alterado pela ingestão de nutrientes; pelo estado nutricional do paciente; ou quando alguma reação adversa é produzida pela ingestão concomitante da droga com determinado nutriente ou algum componente do alimento.

Elas podem variar desde a formação de complexos entre o fármaco e o nutriente — com alteração na absorção de ambos —, até os efeitos sobre a distribuição, metabolismo e local de ação da droga, bem como fármacos que influenciam o estado nutricional e as necessidades de nutrientes.

Segundo a Dra. Nelzir Trindade Reis, nutricionista e autora de Nutrição Clínica  – Interações, o livro aborda essa relação, que pode ter influência significativa na saúde. 
"Certos medicamentos podem causar má-absorção de nutrientes. A utilização dos macronutrientes também pode ser afetada devido a administração de diversos fármacos, agravando quadros de hipoproteinemia e desnutrição energética-protéica, se presentes, ou interferindo no controle da diabetes ou da hipoglicemia." revela.

Nelzir afirma que a terapêutica medicamentosa é importante, mas a nutrição clínica cresce em igual ou maior importância,"pois além de agir como terapêutica dietética, atua, também, como veículo para que o fármaco tenha sua ação mais rápida ou não, de acordo com a necessidade do paciente, minimizando ou evitando as colateralidades e interações negativas provocadas pelo medicamento".

Sinopse

Trabalho desenvolvido com o objetivo de complementar outras referências usadas pelos profissionais de saúde, considerando que eles devem identificar todos os elementos referentes aos cuidados do paciente e que são capazes de atingir seu estado nutricional por meio de interações nutricionais, interações fármaco com nutrientes, entre outras.
Sumário
1. Introdução
2. Fundamentos da Farmacologia
3. Pontos Básicos de Interação Fármaco x Nutriente
4. Interações Provocadas por Fármacos mais Utilizados no Tratamento de Diversas Patologias
5. Interação Condimentos, Aditivos, Contaminantes, Tabaco e Bebida Alcoólica com os Fármacos
6. Interações Nutricionais
7. Suplementação Vitamínico-Mineral
8. Implicações Clínicas do Consumo Excessivo de Vitaminas e Minerais
9. Interações com Fitoterápicos
10. Considerações Finais
Casos Clínicos
Anexos
Índice

Onde Encontrar: http://bit.ly/1i1O7qX

Sobre a autora:



Nelzir Trindade Reis é nutricionista e médica. Coordenadora de Nutrição Clínica do Ambulatório 20 (Clínica Médica, Endocrinologia e Nutrição) da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Professora Adjunta de Nutrição Clínica da Universidade Veiga de Almeida (UVA), RJ. Acadêmica Titular da Academia Brasileira de Administração Hospitalar (ABAH).

NutriGEN 2015 - O melhor da década

Confira tudo sobre o evento


O melhor da década

Em sua 10º edição, o NutriGEN 2015 comemorou em grande estilo essa primeira década do evento. Novamente com lotação esgotada, mais de 300 participantes — entre estudantes e profissionais de nutrição e gastronomia — estiveram presentes no dia 27 de agosto de 2015, no Centro de Convenções da Federação das Indústrias do Rio (Firjan), no centro do Rio de Janeiro.


Auditório lotado
"O melhor da década” trouxe ao palco temas atuais, como: Food Trucks, Nutrição Funcional e Empreendedorismo Criativo, uma tendência em todos os mercados. 

Para falar sobre esse último, Ivana Beltrão abriu o ciclo de palestras. Com toda a sua experiência, a jornalista, pesquisadora e diretora do Rio Criativo (primeira incubadora do Brasil focada exclusivamente nos setores da economia criativa), discursou sobre conceitos importantes para quem deseja empreender, como design thinking e crowdfunding (financiamento coletivo).  


Ivana Beltrão, do Rio Criativo.

A fim de enriquecer ainda mais o assunto, Ivana trouxe Thiago Gomide Nasser, um dos idealizadores e organizadores da Junta Local, plataforma de aproximação entre pequenos produtores e consumidores, que oferece a proposta de facilitar o acesso à comida local, saudável e com preço justo. 

Thiago Gomide Nasser, da Junta Local.

Andreia Constantino foi a segunda palestrante do NutriGEN 2015. A Chef e proprietária do Nômade Truck explicou sobre os desafios de trabalhar com comida sobre rodas, e afirmou que o glamour em torno da atividade não é real. 
É um trabalho minucioso. Entre diversos detalhes, um dos mais importantes é preparar o veículo para uma refrigeração adequada, com energia suficiente para manter os alimentos frescos e evitar perdas. Para isso, é preciso baterias disponíveis e até geradores a gasolina, em último caso”, revelou Andreia.


Andreia Constantino, do Nômade Truck

A profissional ainda destacou que, apesar do decreto que disciplina a atividade, os food trucks ainda não podem atuar nas ruas cariocas, apenas em eventos gastronômicos ou particulares, que desejam uma ‘identidade’ para o seu carro. Por isso, a dica da expert é: escolha o estilo gastronômico que irá vender.

Após o intervalo, quando os visitantes puderam conferir a exposição de produtos e serviços e conhecer os pôsters dos trabalhos selecionados, chegou a vez dos profissionais da Clínica Andrea Santa Rosa Garcia falarem sobre as novas vertentes da Nutrição Funcional.

Bianca Innocencio, da Clínica Andrea Santa Rosa Garcia

 Isabella Vorccaro e Alessandra Almeida
Nutricionista Helton Finocchio

Ludimila Gouvêa: "Nutrir é um ato de amor".

A equipe, composta pelos nutricionistas Helton Finocchio, Bianca Innocencio, Ludimila Gouvêa, Alessandra Almeida e Isabella Vorccaro, demonstrou como realizam o diagnóstico dos pacientes, através de análises profundas e individualizadas: "É preciso olhar o todo, além das folhas de exames. O passado diz muito sobre o presente", disse Ludimila, nutricionista da clínica. Bianca Innocencio completou: “Cada indivíduo tem a sua história, e ouvir seu paciente é fundamental!”. 


4º Prêmio NutriGEN

Estudantes e profissionais de nutrição e gastronomia concorreram ao 4º Prêmio NutriGEN. Os trabalhos inscritos foram analisados pela comissão de julgamento, formada por profissionais renomados e docentes de cursos de Nutrição da cidade do Rio de Janeiro. Confira os vencedores e os trabalhos na íntegra:

Categoria Estudante
Thamires Barros Tavares recebe o prêmio da categoria estudante


Autores: Thamires Barros Tavares, Izabelle Santos Barcellos, Graziele Freitas de Bem, Angela de Castro Resende, Roberto Soares de Moura e Cristiane Aguiar da Costa.


Categoria Profissional
Teresa Palmisciano Bedê conquistou o prêmio na categoria profissional.


Autores: Teresa Palmisciano Bedê, Vânia Mattoso, Eduardo de Salvo Castro, Carlos A. S da Costa e Vilma Blondet de Azeredo. 


Promoções


Após a entrega de prêmios, alguns brindes foram sorteados aos participantes do evento. Repetindo o sucesso do ano passado, o GEN manteve a integração do evento em mídias on e off-line, transmitindo os momentos mais importantes em tempo real, em conjunto com a equipe de comunicação da AG RIO, pela hashtag #NutriGEN2015.


 A foto de Michele Izolani teve 95 curtidas e venceu a promoção

Para concluir a ação, o livro Fichas de Preparações e Análise do Valor Nutricional (doado pela nutricionista e escritora Sandra Goulart Magalhães) foi entregue à autora da foto mais curtida. A nutricionista Michele Izolani foi a ganhadora, com mais de 95 curtidas na foto postada!

Confira o álbum completo aqui:  http://on.fb.me/1LRwXZA 

O GEN agradece a participação de todos, e esperamos vocês no NutriGEN 2016!