Leitura do Mês

"ACERTO – Acelerando a Recuperação Total Pós-operatória" 




O Projeto ACERTO (Aceleração da Recuperação Total Pós-operatória) surgiu há pouco mais de dez anos em razão da utilização de rotinas desgastantes para o paciente cirúrgico, como o jejum no pré e no pós-operatório e o uso indiscriminado de antibióticos. 

Implementado no Hospital Universitário Júlio Müller, em Mato Grosso, esse sistema, hoje referência no Brasil, baseou-se no programa europeu Enhanced Recovery After Surgery (ERAS).

Em sua terceira edição — revista, atualizada e ampliada — este livro define, de modo claro e prático, protocolos para o pré, o intra e o pós-operatório por meio de uma perspectiva multidisciplinar e multiprofissional, além de estabelecer a implementação de condutas nutricionais, metabólicas e anestésicas que objetivam a aceleração da recuperação pós-operatória dos pacientes.

A obra conta também com tópicos que tratam do uso de probióticos e simbióticos em cirurgia, da resposta metabólica ao jejum perioperatório e das atuais diretrizes de jejum pré-operatório recomendadas por várias sociedades internacionais de anestesia. Aborda, ainda, a importância da pré-habilitação em cirurgia, bem como o emprego inovador dos protocolos do Projeto ACERTO na pediatria e na ortopedia.

Trata-se de uma leitura fundamental para cirurgiões e profissionais de diversas áreas da saúde, tais como médicos-intensivistas e hospitalistas, nutricionistas, enfermeiros, farmacêuticos e fisioterapeutas, que terão a oportunidade de se atualizar e acumular um conhecimento alinhado com os avanços e as evidências mais atuais da cirurgia moderna, assegurando, assim, o bem-estar e a cura de seus pacientes. 

Sumário

1 Protocolos de Decisão Médica – Um dos Pilares do Projeto ACERTO
2 Processo de Implantação de um Protocolo Multimodal
3 Auditoria em Cirurgia
4 Triagem e Avaliação do Estado Nutricional do Paciente Cirúrgico
5 Informação Pré-Operatória
6 Terapia Nutricional Perioperatória
7 Jejum Pré-Operatório
8 Realimentação Precoce no Pós-Operatório
9 Hidratação Venosa Perioperatória
10 Evidência Atual para Preparo Mecânico do Cólon
11 Uso Racional de Sonda Nasogástrica e Drenos
12 Uso Racional de Antibióticos e Condutas Profiláticas contra Infecção do Sítio Cirúrgico
13 Analgesia no Pós-Operatório
14 Prevenção de Náuseas e Vômitos no Pós-Operatório
15 Mobilização Ultraprecoce no Pós-Operatório
16 Projeto ACERTO em Cirurgia Bariátrica
17 Projeto ACERTO em Cirurgia Cardiovascular
18 Projeto ACERTO em Cirurgia Torácica
19 Casos Clínicos Discutidos
Índice Remissivo

Veja o livro por dentro: clique aqui
Onde encontrar: clique aqui

Sobre o autor:

José Eduardo de Aguilar-Nascimento


Possui graduação em Medicina, mestrado em Gastroenterologia Cirúrgica e doutorado em Medicina (Gastroenterologia Cirúrgica) pela USP com DOUTORADO SANDWICH - University of London (1993), e Pós-Doutorado na University of Wisconsin-Madison (2006). 

Foi Vice-Reitor e Professor Titular do Departamento de Clinica Cirúrgica da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Proctológica e Experimental, atuando na pesquisa nas seguintes linhas de pesquisa: nutrição e cirurgia, nutrição de mucosa, imunonutrientes e resposta orgânica ao trauma. 

É responsável pelo grupo de pesquisa Nutrição e Cirurgia da UFMT e pelo projeto ACERTO (www.projetoacerto.com.br). 

Atualmente é Gerente Pedagógico do curso de Medicina da UNIVAG (Centro Universitário de Varzea Grande), Orientador no Curso de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFMT e presidente da IASMEN (International Association for Surgical Metabolism and Nutrition).

Leitura do Mês

Administração de Unidades Produtoras de Refeições: Desafios e Perspectivas



Escrito por professores e profissionais da área de Alimentação Coletiva, o livro aborda os desafios enfrentados por nutricionistas no dia a dia, e ressalta a importância da aplicação de conceitos teóricos à realidade prática de uma Unidade Produtora de Refeições, termo aplicado a serviços de alimentação externos ao domicílio.

Levando em conta a crescente demanda por esse tipo de serviço no país, "Administração de Unidades Produtoras de Refeições: Desafios e Perspectivas" discorre sobre alguns aspectos da área, como a aplicação de novas tecnologias no setor e a importância da ergonomia para a saúde do manipulador de alimentos. 

Abrange, ainda, temas relacionados com administração e planejamento dessas unidades, aplicação da técnica dietética, gastronomia, ergonomia e segurança no trabalho, gestão de resíduos, controle de custos, treinamentos e consultoria na área de alimentação coletiva. 

Assim, esta publicação traz novas contribuições para acadêmicos e profissionais ao aliar conteúdos teórico-práticos formulados por colaboradores com vivência na área.

Sumário

1 Administração em Unidades Produtoras de Refeições: Conceitos e Métodos
2 Planejamento Físico-funcional de Unidades Produtoras de Refeições
3 Aplicação de Novas Tecnologias em Unidades Produtoras de Refeições
4 Custos e Controle de Materiais em Serviços de Alimentação
5 Gestão de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade
6 Ergonomia e Saúde do Trabalhador de Unidades Produtoras de Refeições
7 A Importância da Técnica Dietética na Alimentação Coletiva
8 Gastronomia e Sua Aplicabilidade em Unidades Produtoras de Refeições
9 Capacitação dos Manipuladores em Unidade Produtora de Refeições
10 Consultoria e Assessoria em Alimentação Coletiva
Índice

Veja o livro por dentro: clique aqui
Onde encontrar: clique aqui


Sobre as organizadoras:

Daniela Alves da Silva
Professora-Assisitente do Departamento de Educação Integrada em Saúde do curso de Nutrição da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Mestre em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), MG.
Nutricionista pela UFV.

Tatiana Coura Oliveira
Professora-Assisitente do curso de Nutrição da Universidade Federal de Viçosa (UFV), MG.
Mestre em Ciência da Nutrição pela UFV.
Nutricionista com especialização em Gestão: Alimentos e Alimentação Coletiva pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP),MG.