Flores com benefícios além do perfume

A primavera chegou e com ela as flores. Que tal conhecer agora o benefícios nutricionais de algumas delas?

Amor-Perfeito:  presente em todo o mundo essa flor era usada na idade média por feiticeiros para afugentar o mal. Apresenta propriedades diuréticas. Ideal para saladas. 
Calêndula: era usada na Europa e Ásia desidratada como corante para queijos. Acelera a cura de ferimentos e atua como anti-inflamatório e antiséptico. Na culinária é utilizada em saladas (sem miolo) ou com arroz no lugar do açafrão. 
Rosa: flor de perfume agradável, na culinária é usada em doces, geléia, sorvete e para aromatizar saladas e vinho. 
Abobrinha: originária do México pode ser preparada frita com um pouco de vinho branco ou recheada. Ajuda no combate a doenças dos rins e da bexiga.

Borago:  originária da África, é uma planta medicinal com função expectorante, além de fornecer uma certa dose de vitamina C. Possui sabor semelhante ao pepino. Pode ser usada em saladas ou glaçadas em bolos. 
Camomila: mais conhecida como Mal-me-Quer, tem propriedades antiparasitária e anti-séptica, atuando como antiinflamatória em doenças de pele. 
Alcachofra: usada na gastronomia desde o Império Romano, quando era privilégio dos nobres. Hoje pode fazer parte de saladas, molho de massas, consumida em conserva ou fervida. 
Capuchinha: muito usada em restaurantes finos, a flor e folhas tem sabor picante, é rica em vitamina C e carotenoides. 

Pesquisa do Ministério da Saúde aponta aumento no número de brasileiros obesos

Uma pesquisa realizada pelo Vigitel do Ministério da Saúde, entre janeiro e dezembro de 2011, ouviu 54.144 pessoas em todas as capitais brasileiras. E o resultado foi preocupante: houve um salto no número de brasileiros obesos. 

A pesquisa é aplicada de 6 em 6 anos. Em 2006, 47,3% dos homens e 38,5% das mulheres estavam acima do peso. Agora, essas proporções subiram para 52,6% e 44,7%, respectivamente. 

O Programa Conexão entrevistou a Presidente do Conselho Regional de Nutricionistas - 4ª Região, Katia Cardoso, sobre o assunto e sobre o evento que foi realizado no dia 30 de agosto, no Largo da Carioca, para orientar as pessoas na questão nutricional.