No dia 27 de junho, comemora-se o Dia do Técnico em Nutrição e Dietética. Nesta data, no ano de 1961, foram criados os Cursos Técnicos por meio do Decreto n° 38.643/61. O Grupo Executivo de Nutrição (GEN) entrevistou a coordenadora técnica do CRN4, Maria Arlette Saddy, para saber mais sobre a profissão.
|
A coordenadora técnica do CRN4, Maria Arlette Saddy |
Grupo Executivo de Nutrição (GEN): Como definir o que é ser técnico de nutrição e dietética?
Arlette Saddy (AS): O técnico em nutrição e dietética é um profissional de saúde que atua em parceria com o nutricionista e tem como princípio básico − "o bem-estar do indivíduo e da coletividade, empenhando-se na promoção da saúde, cumprindo e fazendo cumprir a legislação, normas e preceitos referentes à saúde." − O apoio técnico de um profissional preparado é importante para que o nutricionista responsável técnico tenha melhores condições de desenvolver suas atribuições privativas, valorizando a área e beneficiando a comunidade atendida.
GEN: Em quais áreas os técnicos de dietética podem atuar?
AS: De acordo com resolução do CFN, n° 312/2003, respeitando os limites de sua formação, os técnicos podem atuar em Alimentação Coletiva em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) que prestem atendimento a populações sadias (restaurantes industriais e comerciais, hotéis, cozinhas experimentais, creches, escolas e supermercado); Nutrição Clínica em instituições que prestem assistência à saúde de populações portadoras de patologias (hospitais, clínicas, asilos); e Saúde Coletiva (Programas Institucionais, Unidades Básicas de Saúde).
GEN: Quais são as principais atribuições dos profissionais dessa área?
AS: Acompanhar e orientar as atividades de controle de qualidade em todo o processo, desde recebimento até distribuição, de acordo com o estabelecido no manual de boas práticas elaborado pelo nutricionista responsável técnico, atendendo às normas de segurança alimentar; acompanhar e orientar os procedimentos culinários de pré-preparo e preparo de refeições e alimentos, obedecendo às normas sanitárias vigentes; participar de programas de educação alimentar para a clientela atendida, conforme planejamento previamente estabelecido pelo nutricionista; entre outras.
GEN: Como o técnico de nutrição e dietética pode realizar a inscrição no CRN?
AS: O exercício da profissão de técnico em nutrição, em todo o território nacional, é privativo dos profissionais inscritos nos Conselhos Regionais de Nutricionistas (CRN). A inscrição do profissional deve ser feita em sua jurisdição, ou seja, na região em que ele mora e trabalha.
GEN: Qual o número de inscritos hoje no Conselhos Regionais de Nutricionistas (CRN) de nutricionistas e técnicos de nutrição e dietética ?
AS: O número atualizado de inscritos em 31 de dezembro de 2012 no Brasil é de 87.501 nutricionistas e 11.427 técnicos de nutrição e dietética. São Paulo tem 23.951 nutricionistas e 6.173 técnicos de nutrição e dietética (estado com o maior número de técnicos inscritos). O Rio de Janeiro tem 10.744 nutricionistas e apenas 193 técnicos de nutrição e dietética.
Instituições de ensino do Rio de Janeiro que ministram o curso:
Senac
Nome do curso: Técnico em Nutrição e Dietética
Carga horária: 1.200 horas
Requisitos
O acesso ao curso é permitido ao aluno que comprove conclusão de ensino médio ou equivalente ou que esteja cursando o ensino médio.
Colégio Bezerra de Araújo
Nome do curso: Técnico em Nutrição
Carga horária: 1.660 horas
Requisitos
O acesso ao curso é permitido ao aluno que comprove conclusão de ensino médio ou equivalente ou que esteja cursando o ensino médio