Projeto Alimentação Escolar Inclusiva beneficiará crianças da rede municipal de Caxias


Um projeto pioneiro no estado está nascendo na baixada fluminense. A Coordenadoria de Nutrição Educacional da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias (RJ) está implantando em toda a rede pública de ensino o Projeto Alimentação Escolar Inclusiva. O programa visa suprir as necessidades nutricionais dos alunos com restrição e intolerância alimentar.

De acordo com a nutricionista Luciana Marçal as crianças vão receber acompanhamento de nutricionistas na própria unidade escolar enquanto o responsável receberá orientação: "O projeto também trabalha com os responsáveis, conversando sobre as patologias, as formas e a importância da alimentação adequada. Além disso será fornecido um kit com alguns gêneros para ser utilizado na merenda dos alunos diabéticos, com intolerância a lactose e intolerância à proteína animal. Como, por exemplo, adoçante, geléia dietética, cacau em pó, doce de leite diet, leite de soja e proteína de soja", enumerou, acrescentando que os profissionais das Unidades Escolares envolvidos na alimentação vão passar por treinamento.

Diabéticos são maioria

O projeto conta com a participação de 90 alunos distribuídos em 51 unidades escolares nos quatro distritos de Duque de Caxias. Desses, 32 possuem intolerância a lactose e 37 são diabéticos. Estudantes com alergia alimentar, hipertensão, hipercolesterolemia, celíacos, com baixo peso, anemia falciforme e fenilcetonúria também estão no projeto.


De acordo com a Nutricionista Luciana Marçal, "Ao mesmo tempo em que esses alunos recebem a alimentação adequada para cada patologia, eles deixam de ser excluídos do momento da alimentação escolar. Não temos conhecimento de projetos iguais a este no Estado", declarou.

Esse ano o programa pretende realizar oficinas culinárias com o objetivo de ensinar aos responsáveis a alimentação adequada para cada patologia. Ao término será organizado um livro de receitas para serem usadas no dia-a-dia do aluno.

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