Nutrição, gastronomia e alimentação cada vez mais próximas


Em nossa primeira reportagem de 2013 vamos abordar um tema que gera muita dúvida e muita discussão tanto em sala de aula quanto no mercado de trabalho. Afinal profissionais de nutrição, gastronomia e alimentação podem trabalhar nas mesmas profissões? Por que assuntos tão semelhantes são separados em três áreas?


O Grupo Executivo de Nutrição ouviu a nutricionista e professora Cristina Lontro sobre o assunto. Confira na entrevista abaixo. 

Grupo Executivo de Nutrição: Vivemos em um mundo globalizado onde várias profissões unem-se por pontos em comum. Qual os principais pontos que aproximam nutrição e gastronomia?

Cristina Lontro: O prazer em trabalhar com alimentação. Ao meu ver a gastronomia e a nutrição se complementam.

GEN: O que difere nutrição e gastronomia?

CL: Nutrição é ciência. Nutrição visa a saúde, foca a alimentação do dia a dia a fim de nutrir o indivíduo. A gastronomia visa o prazer, a alimentação como deleite.



GEN: Gastronomia é um curso tecnólogo em algumas universidades enquanto que nutrição é um curso de graduação. Por que isso ocorre? Qual a principal diferença entre as grades curriculares?

CL: Se não estou enganada, a Gastronomia só é graduação na UFRJ. Os cursos tecnológicos são cursos mais direcionados para o mercado de trabalho. São cursos mais curtos , em média 30 meses com o foco na profissionalização do indivíduo.

GEN: Como o candidato pode decidir entre nutrição e gastronomia?

CL: São duas profissões com focos diferentes. A nutrição é mais teórica, mais técnica e a gastronomia mais prática. Além disso , a nutrição tem um leque de opções de atividades que podem vir a desenvolver tais como saúde pública, dietoterapia coisas que o profissional de gastronomia não tem nenhum acesso. Na realidade o profissional de gastronomia é basicamente um cozinheiro.




GEN: Quais são as expectativas para o mercado de trabalho nas áreas de nutrição e gastronomia para 2013?

CL: Todos os dias empreendimentos são inaugurados, onde são necessários um grande número de profissionais. O nutricionista felizmente está saindo de seu casulo e ganhando espaço no mercado de food service. Com certeza o mercado é muito amplo e tem espaços para todos os profissionais. Com os grandes eventos que estão por ocorrer no Brasil, colocação profissional é o que não vai faltar.

Exemplos da atuação dos dois profissionais no mercado
Restaurantes comerciais: nutricionista normalmente faz controle de qualidade e gastrônomos atuam na cozinha.

Restaurantes industriais: nutricionistas fazem toda a parte gerencial e os gastrônomos atuam com consultores.

Restaurantes hospitalares: nutricionistas fazendo a prescrição dietética e os gastrônomos atuando na cozinha.

5 comentários:

  1. eu tendo formação em gastronomia e em nutrição seria vantajoso? Pois estou cursando nutrição e pretendo cursar outra faculdade de gastronomia.

    ResponderExcluir
  2. Olá Duda.
    Obrigada pelo seu contato.
    Como você leu na entrevista da Cristina, as profissões se complementam e dessa forma você estará melhor preparada e ampliará a sua empregabilidade.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Cristina Lontro é uma excelentíssima professora. Cheia de conhecimento, faz a turma interagir com a matéria fazendo que toda informação fixe na nossa cabeça com muita facilidade. É doce, delicada, um amor de pessoa, muito atenta sabe o nome de todos os alunos. De todo meu curso acadêmico ela foi a professora que mais fez a turma interagir e ter " contato" com a matéria.

    ResponderExcluir
  4. Olá sou formado em gastronomia, e pretendo cursar outra faculdade estou em duvida sobre nutrição e ciências dos alimentos ou uma terceira opção, vocês podem me ajudar ficarei muito grato por que tenho muitas duvidas obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Excelente pessoa.
    Foi minha professora no curso de gastronomia à 16 anos. Um grande abraço

    ResponderExcluir

Comentários são muito bem-vindos!