Leitura do Mês:

 Nutrição Clínica  –  Interações




A interação fármaco x nutriente ocorre em algumas ocasiões: quando se produz um desequilíbrio nutricional por ação de um medicamento; quando um efeito farmacológico é alterado pela ingestão de nutrientes; pelo estado nutricional do paciente; ou quando alguma reação adversa é produzida pela ingestão concomitante da droga com determinado nutriente ou algum componente do alimento.

Elas podem variar desde a formação de complexos entre o fármaco e o nutriente — com alteração na absorção de ambos —, até os efeitos sobre a distribuição, metabolismo e local de ação da droga, bem como fármacos que influenciam o estado nutricional e as necessidades de nutrientes.

Segundo a Dra. Nelzir Trindade Reis, nutricionista e autora de Nutrição Clínica  – Interações, o livro aborda essa relação, que pode ter influência significativa na saúde. 
"Certos medicamentos podem causar má-absorção de nutrientes. A utilização dos macronutrientes também pode ser afetada devido a administração de diversos fármacos, agravando quadros de hipoproteinemia e desnutrição energética-protéica, se presentes, ou interferindo no controle da diabetes ou da hipoglicemia." revela.

Nelzir afirma que a terapêutica medicamentosa é importante, mas a nutrição clínica cresce em igual ou maior importância,"pois além de agir como terapêutica dietética, atua, também, como veículo para que o fármaco tenha sua ação mais rápida ou não, de acordo com a necessidade do paciente, minimizando ou evitando as colateralidades e interações negativas provocadas pelo medicamento".

Sinopse

Trabalho desenvolvido com o objetivo de complementar outras referências usadas pelos profissionais de saúde, considerando que eles devem identificar todos os elementos referentes aos cuidados do paciente e que são capazes de atingir seu estado nutricional por meio de interações nutricionais, interações fármaco com nutrientes, entre outras.
Sumário
1. Introdução
2. Fundamentos da Farmacologia
3. Pontos Básicos de Interação Fármaco x Nutriente
4. Interações Provocadas por Fármacos mais Utilizados no Tratamento de Diversas Patologias
5. Interação Condimentos, Aditivos, Contaminantes, Tabaco e Bebida Alcoólica com os Fármacos
6. Interações Nutricionais
7. Suplementação Vitamínico-Mineral
8. Implicações Clínicas do Consumo Excessivo de Vitaminas e Minerais
9. Interações com Fitoterápicos
10. Considerações Finais
Casos Clínicos
Anexos
Índice

Onde Encontrar: http://bit.ly/1i1O7qX

Sobre a autora:



Nelzir Trindade Reis é nutricionista e médica. Coordenadora de Nutrição Clínica do Ambulatório 20 (Clínica Médica, Endocrinologia e Nutrição) da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Professora Adjunta de Nutrição Clínica da Universidade Veiga de Almeida (UVA), RJ. Acadêmica Titular da Academia Brasileira de Administração Hospitalar (ABAH).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são muito bem-vindos!