Dia Mundial do Macarrão: saiba tudo sobre a massa mais gostosa do mundo


Hoje, dia 25 de outubro, é Dia Mundial do Macarrão. Embora tenha se popularizado na Itália, a massa nasceu há 4.000 anos na China em formatos parafuso e talharim. 

De lá, ela viajou para a Babilônia e para o Oriente Médio. Muitos historiadores apontam que o alimento foi levado para a Sicília no século IX durante a expansão do território árabe. Batizado como itrjia, o macarrão consistia em uma massa seca para melhor conservação nas longas travessias pelo deserto. 

Quando a Sicília tornou-se centro de comércio e exportação, os navegadores genoveses passaram a transportar o macarrão para importantes portos do Mediterrâneo, como Nápoles, Roma, Piombino e Viareggio. O macarrão só passou a ter esse nome na Idade Média. A massa desembarcou no Brasil junto com a imigração italiana. Como em seu país de origem, eles também implantaram por aqui a forma artesanal de fazer o macarrão.

Popular na gastronomia italiana, o macarrão é "made in China"

Composto basicamente pela mistura de cereais, sêmola, farinha, sal, ovos e água, o macarrão é rico em carboidratos. [Veja no box abaixo seis tipos de macarrão com base na sua composição.] Com uma variedade de mais ou menos 150 formas em tamanhos diferentes, as massas são diferenciadas pela terminação no nome. Os grandes terminam em "oni" e os pequenos em "ini". Por exemplo: Anellone | Annelini. 


A Nutricionista Clínica e Personal Diet, Lilianne Medeiros, que atende na Clínica de Saúde Integrada do Recreio, zona oeste do Rio de Janeiro, conversou conosco sobre o assunto e destacou os poderes nutricionais da massa. 

Grupo Executivo de Nutrição (GEN): Quais as principais propriedades nutritivas do macarrão?

Liliane Medeiros (LM): O macarrão é fonte de energia, já que é rico em carboidratos. É composto de amido, que é um carboidrato complexo. Isto quer dizer que ele tem digestão e absorção mais lenta que os chamados açúcares simples (como o açúcar e o mel), promovendo mais saciedade e elevação mais lenta da glicose sanguínea. Seu principal ingrediente é a farinha de trigo, um cereal. Se o macarrão é feito com farinha de trigo integral (ou seja, quando o grão inteiro do trigo é utilizado na produção), possui ainda fibras, vitaminas e minerais. As fibras ajudam no bom funcionamento do intestino e as vitaminas e os minerais têm diversas funções no organismo. Se o macarrão é feito com farinha de trigo refinada (onde o grão é mais processado), sua digestão e absorção ocorre mais rapidamente que o integral e é essencialmente energético. 

GEN: Em quais casos ele deve ser evitado?

LM: Deve ser evitado o seu consumo em excesso quando o gasto energético é baixo. Para emagrecimento, deve-se evitar o exagero, o acréscimo de molhos gordurosos (a base de creme de leite, por exemplo) e queijos e o aumento de atividade física deve ser estimulado. 

GEN: Qual a quantidade indicada para consumo e quantas vezes por semana? 

LM: A quantidade indicada para consumo vai depender das necessidades nutricionais do indivíduo e, logicamente, do seu gasto energético. É importante ter uma alimentação variada e o macarrão pode fazer parte deste cardápio, intercalando com arroz, milho, batata e outros cereais e raízes.

GEN: É verdade ou é mito que o macarrão engorda? Por quê?

LM: O macarrão engorda quando não tem um consumo balanceado com o gasto energético. Quando isto acontece, o excesso de calorias não gastas se acumulam no organismo sob a forma de gordura. Dentro de uma alimentação saudável, sem exageros e sem preparações muito calóricas, e com atividade física regular, o macarrão pode ser consumido sem elevar o peso.



Saiba mais!

As massas são compostas de seis formas distintas:
  • Sêmola: elaborado com farinha de trigo especial e, portanto, resulta num produto mais claro.
  • Com Ovos: com a adição de três ovos por quilo de farinha.
  • Comum: elaborado na forma mais elementar, ou seja, farinha de trigo e água, resultando num produto de preço mais acessível.
  • Caseiro:elaborado de forma artesanal através da qual a massa é laminada, apresentando maior porosidade e absorção do molho.
  • Grano Duro: elaborado a partir de um trigo especial chamado trigo durum. O Macarrão do tipo Grano Duro fica naturalmente al dente, ou seja, soltinho, porém consistente e ideal para a boa mastigação.
  • Integral: elaborado com farinha de trigo integral e contém mais fibra em sua composição. Ideal para pessoas que necessitam de dietas especiais e acompanhamento de nutricionistas.



8 dicas sobre macarrão!

  • Mantenha o fogo forte do início ao fim do cozimento. O macarrão deve ser sempre cozido "al dente", ou seja, firme e consistente.Também devemos lembrar que seu cozimento continua fora da água, até o resfriamento. O tempo de cozimento do macarrão vem, normalmente, indicado na embalagem. O normal é que leve de 8 a 11 minutos. 
  • Para saber se o macarrão chegou ao ponto certo, não há melhor regra que aquela de extrair um fio e mastigá-lo. Escorra bem o macarrão em um passador e sirva com seu molho preferido! 
  • Não refresque o macarrão em água fria, somente no caso de saladas. 
  • Para cada pessoa, calcule de 80 a 100 gramas de macarrão cru.Como o seu volume triplica depois de cozido, essa quantidade passará para 250 gramas. 
  • Nunca aqueça o macarrão, mesmo que seja em banho-maria. 
  • Não quebre o espaguete para colocar na água. 
  • O macarrão deve ser servido, de preferência, imediatamente após o cozimento. 
  • Para sopas, cozinhe o macarrão até um pouco antes do ponto desejado e coloque na sopa antes de servir.

O GEN separou ainda uma receita especial para você comemorar a data. Confira!



Parafuso ao Molho de Carne com Rúcula 



Ingredientes: 
1 embalagem de Parafuso (500 g);
5 colheres de sopa de azeite extra-virgem;
½ kg de miolo de alcatra, em tirinhas;
100 g de ervilhas frescas;
1 maço de rúcula;
Queijo parmesão ralado a gosto;
3 dentes de alho, picados;
1 cebola, picada;
12 tomates maduros, sem pele e sem sementes, picados;
100 g de champignon, em fatias;
Sal e salsinha picada a gosto.


Modo de preparar:
Comece preparando o molho de carne. Numa frigideira média, aqueça o azeite, refogue o alho e a cebola. Junte a carne e refogue até dourar. Acrescente os tomates, as ervilhas, o champignon e deixe refogar até desmanchar o tomate. Acerte o sal, tempere com salsinha, mexa delicadamente e reserve. 


Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique "al dente", ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o molho de carne e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Acomode por cima as folhas de rúcula, polvilhe queijo parmesão e sirva a seguir. 


Rendimento: 6 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são muito bem-vindos!