Projeto de universidade melhora a vida de mulheres com sobrepeso em Niterói

A nutricionista Patricia Arraes, 37 anos, professora do curso de Nutrição da Anhanguera Unipli, está por trás do projeto Feminina. Uma iniciativa do curso de nutrição que está proporcionando mais qualidade de vida por meio do emagrecimento para mulheres acima dos 25 anos e com sobrepeso. As integrantes são atendidas individualmente e recebem uma dieta calculada, assim como mensalmente passam por uma completa avaliação nutricional.

O GEN entrevistou a nutricionista com exclusividade. Assim como coletou depoimentos de mulheres que estão no projeto. 

Entrevista!




Grupo Executivo de Nutrição: De onde veio a ideia para criar o Projeto Feminina? Há quanto tempo ele existe? Quantas mulheres já foram atendidas?

Patricia Arraes: O Projeto tem 2 anos. Nasceu da minha vontade de fazer com quer o aluno colocasse em prática tudo que aprendeu em sala de aula. De forma dinâmica e contínua. Assim, pode perceber todas as relações emocionais que existem atrás da relação com o alimento. No contato semanal com as integrantes do grupo, é possível conhecer e aprender muito mais do que o dito nos livros ou na sala de aula. Além disso, a possibilidade de poder abrir as portas da Universidade para que pessoas da comunidade tenham acesso a um atendimento e acompanhamento de qualidade é gratificante. Ao todo já passaram pelo nosso acompanhamento 60 mulheres.

GEN: De que forma o trabalho das nutricionistas será complementado com a presença de uma psicóloga?

PA: Como disse, há uma relação direta com alimento e sentimento, principalmente no público feminino. No Feminina as participantes têm possibilidade de fazerem um atendimento psicológico em grupo, para que cada uma consiga refletir, conhecer e entender sua relação com emoções e principalmente reconhecer o que as fazem exceder no consumo alimentar. Conhecendo, a possibilidade de cometer o erro, é muito menor. 

GEN: Quais os principais resultados do projeto?

PA: Temos algumas "Femininas" - como as chamamos - que saíram da zona de risco cardiovascular (que eram pré diabéticas, colesterol e triglicerídeos séricos altos, etc, e não tem mais). Já tivemos casos de perda de 21 Kg, outras perderam 7,8 Kg, 11 Kg. Porém, o mais importante além da própria perda de peso, é passar a conhecer o alimento e as consequências relacionadas ao consumo calórico em excesso. Damos a elas a possibilidade do conhecimento, porque acreditamos que as educando, estamos mudando o hábito alimentar de toda sua família.

GEN: Quais os maiores desafios?

PA: O maior desafio é termos ideias, atividades, fôlego para a cada semana estarmos trazendo algo novo. Algo que as motive a perder peso, a não desanimarem. O tempo todo trazemos convidados externos, aulas novas, oficinas culinárias, debates de algum assunto relacionado à alimentação que saiu ou foi muito divulgado na mídia durante a semana. Enfim, o desafio: estimular as Femininas e alunos!

As Femininas na aula de hidroginástica

Depoimentos!

"Conheci o projeto através da minha filha, que trabalha na casa. Ela me inscreveu por motivo de saúde. O médico pediu que eu procurasse uma nutricionista devido a glicose e triglicerídeos altos. Antes eu me sentia desanimada, me achava feia, sem graça, sem ânimo. Estou há 2 meses no projeto e estou me sentindo muito bem fisicamente e já me acho lindona. Faço a dieta certinha. Já consegui perder entre 6 e 7 kg. Estou satisfeitíssima." [Leni de Souza Silva, 58 anos, do lar]

"Entrei no projeto por causa de uma amiga. Antes eu estava sem motivação para fazer dieta, exercícios físicos e sem várias informações. Hoje, tenho motivação para fazer tudo isso; fora a amizade, o carinho, a atenção e tudo de bom que podemos oferecer umas para as outras." [Márcia Cristina F. Rosina Santos, 42 anos, manicure]

"Conheci o projeto por meio de uma amiga, que já estava participando há um bom tempo e estava adorando. Tem pouco tempo que estou frequentando, mas está sendo ótimo, pois já perdi peso e sou uma pessoa mais feliz." [Ivone Silva de Souza, 34 anos, depiladora e manicure]
As participantes do evento com a equipe de nutricionistas do projeto

"Conheci o projeto Feminina através de um aluno do curso de Nutrição. Não há um dia que eu falte, que não me dedique. O projeto é tudo de bom e está ficando a cada dia melhor graças a toda a equipe." [Josemar Velasco, 48 anos, costureira]

"Vi o projeto em uma reportagem num jornal de Niterói e me inscrevi. Aprendi a ter uma alimentação saudável. Não é só emagrecer e ter qualidade de vida se alimentando bem. Antes de vir para o Feminina eu comia em horários errados e nos intervalos comia o que não devia. É um projeto sério e que dá prazer de fazer parte dele. Estão de parabéns!" [Gerusa Fernandes Ribeiro da Silva, 68 anos, aposentada]


Serviço:

Projeto Feminina

Dia: Toda terça-feira do mês

Horário: 14h

Público alvo: Mulheres com sobrepeso e com mais de 25 anos

Taxa: R$20 (no primeiro mês) / R$10 (nos meses subsequentes)

Local: Centro Universitário Plínio Leite - Anhanguera Unipli - mantido pelo Grupo Anhanguera Educacional

Endereço: Avenida Visconde do Rio Branco, 123. Centro - Niterói/RJ.

Informações: (21) 2199-1498

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são muito bem-vindos!