Leitura do mês




A Biotecnologia aplicada aos alimentos não apenas proporciona o aumento da produção, mas também atende à demanda dos consumidores por alimentos mais seguros, nutritivos, saudáveis, saborosos e adequados. Ultimamente, a aplicação de Biotecnologia às plantas vem sendo direcionada para aumentar sua qualidade nutricional, de modo a produzir alimentos nutricionalmente fortificados e, assim, deixar de adicionar componentes sintéticos aos alimentos processados.Com o objetivo de traduzir os benefícios científicos da Biotecnologia para uma linguagem acessível a estudantes, profissionais de áreas afins e leitores ávidos por informações, Biotecnologia em Saúde e Nutrição chega à segunda edição, com conteúdo revisto e ampliado, informações atualizadas, e colaboração de novos autores.Ao longo de seis capítulos, esta obra apresenta os conhecimentos básicos da Biotecnologia e discute suas potencialidades e sua abrangência; sua contribuição para a área de saúde; seu papel em relação ao valor nutricional dos alimentos e da funcionalidade de seus compostos bioativos; além de demonstrar que as modificações genéticas são seguras e inócuas para humanos e animais, e discutir com propriedade o respeito aos valores éticos desde o planejamento das transformações até o oferecimento dos alimentos geneticamente modificados ao consumidor final. O livro oferece ainda aos leitores um glossário indispensável para iniciantes no estudo da Biotecnologia.


Sobre os autores:


Profª Drª Neuza Maria Brunoro Costa, nutricionista pela UFV, doutorado em Ciência e Tecnologia dos Alimentos - University of Reading (1992), pós-doutorado na Purdue University (1998) e Colorado University (2006). Atua como orientadora nos Programas de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos e de Ciência da Nutrição na UFV, onde manteve vínculo como professora de 1992 a 2009. Atualmente é professora Associada III da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição Experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: biodisponibilidade de minerais, alimentos funcionais e valor nutricional dos alimentos.



Aluízio Borém de Oliveira possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (1981), mestrado em Genética e Melhoramento pela UFV (1985) e Ph.D. em Genética e Melhoramento pela University of Minnesota (1993), onde também fez o Pós-doutoramento em Genética Molecular, trabalhando com silenciamento gênico em soja (2002). É líder de várias atividades de pesquisa com reconhecimento nacional e internacional. É Vice-Presidente da CTNBio, Consultor da FAO, membro do Comitê Nacional de Biotecnologia do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio, da Câmara Temática de Insumos do Ministério da Agricultura. Prof. Borém é pesquisador 1 do CNPq e editor associado de periódicos com corpo editorial.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são muito bem-vindos!