Reunião do GEN em fevereiro

Rosa Maria apresenta sua tese 
As integrantes do Grupo Executivo de Nutrição - GEN se reuniram, no último dia 19 de fevereiro, no Conselho Regional de Nutricionistas - 4ª Região (CRN-4), para mais uma reunião mensal. Na ocasião foram debatidos assuntos pertinentes a profissão. O ponto alto do encontro foi a apresentação da tese de mestrado da nutricionista associada Rosa Maria de Sá Alves.



As reuniões do GEN acontecem mensalmente e são abertas aos profissionais das áreas de nutrição, gastronomia e alimentação. Clique aqui e veja o calendário para 2013

Leia a apresentação da Tese apresentada: 

AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR A PARTIR DA REFEIÇÃO ALMOÇO, SEGUNDO A PORTARIA 193/200.

Autora : Rosa Maria de Sá Alves

O presente estudo se propôs a avaliar o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), com base no teor da Portaria 193 (BRASIL, 2006) que abrange não só aspectos da operacionalização do Programa, mas também os valores calórico-nutricionais que devem constar das refeições servidas aos trabalhadores comensais. No caso desta avaliação, a refeição apreciada quanto aos padrões estabelecidos foi o almoço. Participaram desta avaliação 10 empresas localizadas na cidade do Rio de Janeiro e inscritas no Programa. Para fins de participação as empresas indicaram 12 nutricionistas (todas responsáveis técnicas pelas Unidades de Alimentação e Nutrição) e 20 trabalhadores. Os dados foram obtidos através de entrevistas individuais, realizadas a partir de formas equivalentes de dois questionários construídos e validados para tal fim. As questões dos instrumentos, geradas a partir de quadro de critérios, mantiveram-se consoantes ao objetivo da avaliação, à abordagem centrada em objetivos e às três questões avaliativas estabelecidas. O estudo revelou que a operacionalização do PAT, no âmbito das empresas, atende às orientações gerais do Programa, proporcionando especialmente, ao trabalhador de baixa renda alimentação saudável e de qualidade. Quanto os cardápios da refeição almoço apresentam- se em quantidade, qualidade e variedade condizentes aos parâmetros nutricionais definidos pela Portaria 193/2006. Essa avaliação possibilitou fazer o levantamento de aspectos positivos e negativos da operacionalização do PAT. Para o nutricionista no aspecto positivo estão relacionados à possibilidade de se atender aos parâmetros nutricionais da Portaria, de se ofertar cardápios equilibrados e de se certificar um campo de atuação específico da profissão. Para o trabalhador , os aspectos positivos dizem respeito ao atendimento prioritário do trabalhador de baixa renda, ao acesso à refeição de qualidade. Quanto aos aspectos negativos, os nutricionistas destacaram a abrangência do Programa, a falta e acompanhamento, orientação e fiscalização por parte das instâncias oficiais, e o desconhecimento do trabalhador quanto à importância educativa, nutricional, social, econômica e política do Programa. Este último ponto também foi citado pelos usuários como sendo o principal aspecto negativo do PAT. Às conclusões do estudo avaliativo, a autora relacionou um conjunto de sugestões que acredita poder contribuir não só para a mais adequada apropriação do Programa por parte das empresas como também para a maior expansão do PAT na sociedade brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são muito bem-vindos!