Leitura do Mês

Fitoterapia Contemporânea - Tradição e Ciência na Prática Clínica 



Indispensável a todo profissional da área da saúde que deseja se conectar às novas tendências e aprimorar seu atendimento clínico, esta obra oferece informações científicas sobre as características de cada planta medicinal e sua recomendação para cada tipo de paciente, o que possibilita maior segurança no momento da prescrição. 

Esta segunda edição apresenta um texto totalmente revisado com base em pesquisas recentes, projeto gráfico modernizado e diversas atualizações, entre as quais se destacam: número ampliado de monografias – 15 novas espécies –, últimas descobertas no campo da fitoquímica e farmacologia, e material suplementar online com atualizações sobre as modificações nas legislações de fitoterápicos vigentes no país, tabela com os medicamentos fitoterápicos registrados na Anvisa, bem como orientações para pesquisa eficaz na internet sobre o tema fitoterapia.

Sobre os autores

Glaucia de Azevedo Saad é médica pela Universidade Gama Filho (UGF) com residência em Medicina Preventiva e Social pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz). Especialista em Acupuntura pelo Colégio Médico de Acupuntura (CMA). Coordenou o Ambulatório de Fitoterapia do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/Fiocruz) de 2002 a 2006. Professora do Curso de Fitoterapia do Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais (IBPM) de 1999 a 2005 e do Instituto Hahnemanniano do Brasil (IHB) de 2007 a 2008. Membro da Associação Brasileira de Fitoterapia (Abfit).

Paulo Henrique de Oliveira Léda é farmacêutico pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Ciências Biológicas (Farmacologia e Terapêutica Experimental) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Integrou a equipe do Programa de Fitoterapia da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ) de 1996 a 2006. Tecnologista em Saúde Pública pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) da Fiocruz. Colabora, desde 2006, com a equipe do Programa de Extensão Permanente Farmácia da Terra da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutorando do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Biotecnologia pela Rede Bionorte. Membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Fitoterapia (Abfit).

Ivone Manzali de Sá é farmacêutica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fundadora e Diretora Técnica da Farmácia Caminhoá Homeopatia de 1990 a 2004. Diretora do Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais (IBPM) de 2000 a 2005. Professora do Curso de Fitoterapia do IBPM de 2000 a 2005. Mestre em Etnobotânica pelo Museu Nacional da UFRJ. Pesquisadora Associada do Museu Nacional da UFRJ. Doutora em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Curso de Ilustração Botânica pela Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (ENBT/JBRJ) e pelo Royal Botanical Gardens Kew.

Antonio Carlos Seixlack é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis com residência em Clínica Médica e Gastroenterologia. Especialista em Acupuntura pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Colégio Médico de Acupuntura (CMA). Professor do Curso de Fitoterapia do Núcleo de Fitoterapia do Instituto de Acupuntura do Rio de Janeiro (IARJ) de 1999 a 2000. Professor do Curso de Fitoterapia do Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais (IBPM) de 2001 a 2004 e do Instituto Hahnemanniano do Brasil (IHB) de 2007 a 2008. Consultor da Área Técnica do Programa de Plantas Medicinais e Fitoterapia da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ) desde 2009. Membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Fitoterapia (Abfit).

Onde encontrar: http://bit.ly/2fw8JYw 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são muito bem-vindos!