Leitura do Mês


Psicobiologia do Comportamento Alimentar Sebastião de Sousa Almeida/ Telma Maria Braga Costa/Maria Fernanda Laus/Gisele Straatmann


Com o objetivo de reunir em uma mesma obra pesquisadores brasileiros que fazem uma análise do comportamento alimentar de um ponto de vista psicobiológico, ou seja, observando o comportamento resultante da interação de fatores biológicos e comportamentais, Psicobiologia do Comportamento Alimentar vem suprir a carência de uma publicação que aborde o comportamento alimentar como uma área de conhecimento interdisciplinar.


Fatores fisiológicos e neuroquímicos foram praticamente os únicos a explicar o comportamento alimentar antes que o avanço da ciência do comportamento permitisse o acréscimo de outros fatores que também participam do ato de se alimentar, como motivação, emoção, aprendizagem, percepção sensorial, apetite e saciedade. Esse fato demonstra que o comportamento alimentar é, por excelência, uma área multidisciplinar, mas, sobretudo, uma área do conhecimento interdisciplinar, que precisa da relação entre as disciplinas para um melhor desenvolvimento.

Sobre os autores

Sebastião de Sousa Almeida
Doutor em Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular de Psicobiologia do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, no campus Ribeirão Preto.

Telma Maria Braga Costa
Professora Doutora de Nutrição da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), Ribeirão Preto, SP

Maria Fernanda Laus
Doutoranda em Ciências (área de Psicobiologia) e Mestre em Ciências (com ênfase em Psicologia) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP), no campus Ribeirão Preto.

Gisele Straatmann
Doutora em Ciências (área de Psicobiologia) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP), no campus Ribeirão Preto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são muito bem-vindos!