NutriGEN 2013 Painel é sucesso

Evento teve como tema principal “Alimentos funcionais”
No dia 20 de agosto aconteceu o NutriGEN 2013 Painel. Idealizado pelo Grupo Executivo de Nutrição (GEN) e organizado pela AG Rio, o evento reuniu estudantes, profissionais de nutrição e gastronomia que acompanharam uma maratona de palestras e visitaram a exposição de fornecedores de produtos e serviços da área de alimentação.
Ceci Santiago, presidente do GEN, abre o evento

Tendo como pilar central o tema “Alimentos funcionais”, o NutriGEN 2013 Painel apresentou café, chocolate, azeite e vinho, alimentos funcionais cada vez mais apreciáveis no contexto brasileiro, harmônicos entre si, que contribuem para a manutenção da saúde e redução do risco de doenças.
As boas-vindas foram dadas pela presidente do GEN, Ceci Santiago, “Agradeço a presença de todos e em especial aos patrocinadores, apoiadores e expositores que, com sua parceria, vêm viabilizando o NutriGEN desde sua primeira edição em 2006”.
Flávia Quaresma (azeite), Célio Alzer (vinho), Emerson Nascimento (café) e Carlo Möckli (chocolate) foram os palestrantes que abrilhantaram o evento com toda sua experiência.
Cerca de 250 pessoas acompanharam as palestras

“Conhecer a parte nutricional dos alimentos mudou a minha cozinha”
Na primeira palestra do evento, “Azeite de oliva de qualidade: a mais antiga e inovadora fonte de benefícios para a saúde”, Flávia Quaresma começou falando sobre a história, os tipos de azeitonas e azeites disponíveis no mercado e sua importância para a saúde e para a gastronomia.
Segundo Flávia, o melhor azeite para o consumo é o virgem, pois é considerado “o suco fresco de uma fruta”.
Ela falou também sobre o tabu de que alimentos fritos com azeite podem ser prejudiciais à saúde. “Essa história começou com os grandes produtores de óleo, pois eles precisaram vender seus produtos à base de sementes, por isso, começaram a divulgar que a ingestão de alimentos fritos com azeite poderia levar até a morte”, afirma Flávia, que hoje, em sua casa, só utiliza azeite até para fritar alimentos.
Para a produção de um bom azeite está envolvida uma série de fatores, como: ar, temperatura, luz e água.
Sobre o evento, Flávia disse que gostou muito da aproximação da gastronomia com a nutrição e destacou a importância que a nutrição tem para outras profissões. “Conhecer a parte nutricional dos alimentos, mudou minha cozinha”, finaliza.

“Consumir vinho no Brasil ainda é luxo e moda”
Na segunda palestra do NutriGEN, Célio Alzer abordou o tema “Vinho, muito prazer”. Ele explicou tudo sobre essa bebida, como os vinhos são tão diferentes de uma região para outra, o ambiente propício para cada um, as maiores regiões produtoras etc.
Sobre os vinhos brasileiros, Célio afirmou que os preços ainda são altos devido aos impostos que são cobrados às empresas produtoras, encarecendo o produto final. Para ele o governo também precisa olhar a bebida como parte da alimentação e não como produto de luxo. “Na Europa o vinho faz parte da alimentação da população e aqui no Brasil ainda é considerado bebida de luxo, um modismo. Muitos ainda não têm conhecimento do benefício à saúde que o vinho traz.” afirma.
Para finalizar, Célio também ressaltou a importância do NutriGEN, acrescentando que “Muitas pessoas que trabalham com gastronomia não têm conhecimento de nutrição. Todas as áreas de alimentação devem sempre andar em conjunto”, finalizou Célio.
Durante o coffee break, no intervalo das palestras, o público visitou a exposição de fornecedores de produtos e serviços na área de alimentação, entre eles a Aberc, Delícias do Forno, Rio Quality, Casa Madeira, Fazenda Verde, Alimentação Legal, Brasfrut, Gomes da Costa, Sucos Spres, Golden Food, Câmara Italiana, Lifepel, Fercilac, Plastlab, Só Peixe, Estilo Uniarte, GEN e Livraria Rúbio.

“40% do café no mundo vem do Brasil”
Com essa frase Emerson Nascimento começou a terceira palestra do dia. Com o tema “O que é café”, o barista explicou tudo sobre os tipos de grãos, o processo da fase de amadurecimento e também ensinou a melhor maneira de fazer um café em casa, a importância de como condicionar o café em grão e moído e a quantidade e temperatura correta para degustar um bom café.
Sobre o seu trabalho, Emerson, que já foi ajudante de cozinha e bartender, é muito feliz e realizado no que faz. Hoje ele é especialista em Latter Art (desenha o café com leite).
“O café surpreende sempre. É uma bebida que deixa as pessoas felizes, remete a lembranças da infância e ainda é uma bebida que reúne. Na maioria das vezes as melhores conversas vêm quando sentamos para tomar um café. Além disso, tomado na proporção e da forma correta, o café é muito nutritivo”, finaliza o barista.

Chocolate: “O que a Suíça produz em um ano o Brasil produz em um dia”
A última palestra do evento foi “O misterioso e mágico cacau”, por Carlo Möckli. O chef falou da importância do cacau e explicou como é o processo de fruta para o chocolate.
Carlo falou sobre o processo para fazer um bom chocolate. Um bom chocolate pode levar até sete dias. Na Suíça, o chocolate passa por um processo especial de fabricação, sendo considerado um dos melhores chocolates do mundo. No Brasil, essa produção é em larga escala e o chocolate, principalmente no cozimento do cacau, perde sua qualidade.
Carlo que além de mestre pâtissier, chocolatier e consultor, também é engenheiro de alimentos, destacou a importância do cacau como fruta, e orientou sobre o tipo de chocolates existentes no mercado. “Normalmente os chocolates ao leite têm um teor muito alto de açúcar, então, as melhores opções são os chocolates com 70% de cacau (amargo), pois são melhores que os chocolates ao leite”, encerra o chocolatier.
A presidente Ceci Santiago entrega um dos prêmios sorteados
Ao final das palestras, Ceci Santiago sorteou brindes oferecidos pela Plastlab, dois livros da Editora Rúbio, um curso da Alimentação Legal e ainda um curso a distância da IPGS. Em seguida todos os participantes do evento (público, patrocinadores e expositores) confraternizaram durante um coquetel, com degustação de produtos fornecidos pelos expositores e patrocinadores do evento, tais como, sucos variados da Sucos Spres, biscoitos da Família Krause, salgados da Delícia do Forno, queijo da Primus Alimentos e pastas e saladinhas da Gomes da Costa, ao som do músico Dilson Ramos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são muito bem-vindos!