Leitura do Mês:

Nutrição Clínica - Bases para Prescrição



O ser humano passa por diferentes fases durante sua existência e cada uma delas apresenta características próprias que nos tornam únicos. Desde o momento da fecundação, a nutrição é um elemento básico para a manutenção da vida, que requer quantidade e qualidade adequadas de nutrientes.


Organizado pelas nutricionistas Nelzir Trindade Reis e Larissa Calixto-Lima, Nutrição Clínica - Bases para Prescrição traz os conceitos fundamentais desta área de atuação e tem como objetivos, entre outros: manter ou recuperar o estado nutricional do indivíduo; prevenir as alterações nutricionais e/ou outras enfermidades; contribuir para o tratamento de patologias ou curá-las; contribuir para que o agente medicamentoso tenha sua ação plena, mais rápida ou não, de acordo com a necessidade do indivíduo; evitar as alterações nutricionais e/ou patológicas decorrentes do uso dos diversos tipos de fármacos, e promover a educação nutricional

O diferencial desta publicação é a inédita abordagem, ampla e completa dos métodos de avaliação nutricional, além da proposta do diagnóstico nutricional conclusivo.

A médica e nutricionista Nelzir T. Reis explica o que a motivou a organizar a obra:"Sempre tive a vontade de escrever o livro sobre a prescrição. Na década de 90, quando publicamos o livro sobre Hipertensão, essa luz se acendeu mais forte. Conversamos com a Editora Rubio que mostrou interesse em publicar o livro e  contactamos colegas para colaborarem. Finalmente, conseguimos organizá-lo em conjunto com Larissa Calixto-Lima, tendo como revisora técnica Monique Bitteti Pedruzzi. Paralelamente, publicamos os livros: Nutrição Clínica- Sistema Digestório em 2003; Nutrição Clínica-Alcoolismo (coautoria com Claudia dos Santos Cople) em 2003; de Nutrição Clínica-Interações em 2004 e o de Interpretação de Exames Laboratoriais aplicada à Nutrição Clínica (organização em conjunto com Larissa Calixto-Lima) em 2012".

O livro apresenta os fundamentos da conduta dietoterápica tomando por base:

*O diagnóstico, o quadro clínico e as complicações apresentadas pelo paciente;
*Os fármacos em uso e suas interações com os nutrientes, bem como seus efeitos colaterais;
*Os dados da avaliação nutricional criteriosa com o objetivo de detectar deficiências nutricionais em estágios precoces e proporcionar dados para o planejamento da conduta dietoterápica;
*Os objetivos do tratamento dietoterápico para o paciente em questão;
*As modificações físicas e químicas que os alimentos podem sofrer, assim como os métodos de alimentação;
*Os vários tipos de fórmulas disponíveis para se eleger a mais adequada para o paciente;
*Os fatores emocionais (medo e ansiedade), psicológicos (negação, regressão e racionalização), patológicos (expectativa de vida) e sociais (vida inativa e discriminação social).

Onde encontrar: http://bit.ly/1wFPHA9


Sobre as Organizadoras:


 Nelzir Trindade Reis

Nutricionista e Médica. Coordenadora de Nutrição Clínica do Ambulatório 20 (Clínica Médica, Endocrinologia e Nutrição) da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Professora Adjunta de Nutrição Clínica da Universidade Veiga de Almeida (UVA), RJ. Acadêmica Titular da Academia Brasileira de Administração Hospitalar (ABAH).


Larissa Calixto-Lima



Nutricionista da Unidade de Cuidados Paliativos do instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA-HC-IV), RJ. Mestranda em Nutrição pelo Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Especialista em Nutrição Clínica (Cirurgia Geral e Transplante Hepático) e Especialista em Terapia Nutricional Parenteral e Enteral.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são muito bem-vindos!