Leitura do Mês

"ACERTO – Acelerando a Recuperação Total Pós-operatória" 




O Projeto ACERTO (Aceleração da Recuperação Total Pós-operatória) surgiu há pouco mais de dez anos em razão da utilização de rotinas desgastantes para o paciente cirúrgico, como o jejum no pré e no pós-operatório e o uso indiscriminado de antibióticos. 

Implementado no Hospital Universitário Júlio Müller, em Mato Grosso, esse sistema, hoje referência no Brasil, baseou-se no programa europeu Enhanced Recovery After Surgery (ERAS).

Em sua terceira edição — revista, atualizada e ampliada — este livro define, de modo claro e prático, protocolos para o pré, o intra e o pós-operatório por meio de uma perspectiva multidisciplinar e multiprofissional, além de estabelecer a implementação de condutas nutricionais, metabólicas e anestésicas que objetivam a aceleração da recuperação pós-operatória dos pacientes.

A obra conta também com tópicos que tratam do uso de probióticos e simbióticos em cirurgia, da resposta metabólica ao jejum perioperatório e das atuais diretrizes de jejum pré-operatório recomendadas por várias sociedades internacionais de anestesia. Aborda, ainda, a importância da pré-habilitação em cirurgia, bem como o emprego inovador dos protocolos do Projeto ACERTO na pediatria e na ortopedia.

Trata-se de uma leitura fundamental para cirurgiões e profissionais de diversas áreas da saúde, tais como médicos-intensivistas e hospitalistas, nutricionistas, enfermeiros, farmacêuticos e fisioterapeutas, que terão a oportunidade de se atualizar e acumular um conhecimento alinhado com os avanços e as evidências mais atuais da cirurgia moderna, assegurando, assim, o bem-estar e a cura de seus pacientes. 

Sumário

1 Protocolos de Decisão Médica – Um dos Pilares do Projeto ACERTO
2 Processo de Implantação de um Protocolo Multimodal
3 Auditoria em Cirurgia
4 Triagem e Avaliação do Estado Nutricional do Paciente Cirúrgico
5 Informação Pré-Operatória
6 Terapia Nutricional Perioperatória
7 Jejum Pré-Operatório
8 Realimentação Precoce no Pós-Operatório
9 Hidratação Venosa Perioperatória
10 Evidência Atual para Preparo Mecânico do Cólon
11 Uso Racional de Sonda Nasogástrica e Drenos
12 Uso Racional de Antibióticos e Condutas Profiláticas contra Infecção do Sítio Cirúrgico
13 Analgesia no Pós-Operatório
14 Prevenção de Náuseas e Vômitos no Pós-Operatório
15 Mobilização Ultraprecoce no Pós-Operatório
16 Projeto ACERTO em Cirurgia Bariátrica
17 Projeto ACERTO em Cirurgia Cardiovascular
18 Projeto ACERTO em Cirurgia Torácica
19 Casos Clínicos Discutidos
Índice Remissivo

Veja o livro por dentro: clique aqui
Onde encontrar: clique aqui

Sobre o autor:

José Eduardo de Aguilar-Nascimento


Possui graduação em Medicina, mestrado em Gastroenterologia Cirúrgica e doutorado em Medicina (Gastroenterologia Cirúrgica) pela USP com DOUTORADO SANDWICH - University of London (1993), e Pós-Doutorado na University of Wisconsin-Madison (2006). 

Foi Vice-Reitor e Professor Titular do Departamento de Clinica Cirúrgica da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Proctológica e Experimental, atuando na pesquisa nas seguintes linhas de pesquisa: nutrição e cirurgia, nutrição de mucosa, imunonutrientes e resposta orgânica ao trauma. 

É responsável pelo grupo de pesquisa Nutrição e Cirurgia da UFMT e pelo projeto ACERTO (www.projetoacerto.com.br). 

Atualmente é Gerente Pedagógico do curso de Medicina da UNIVAG (Centro Universitário de Varzea Grande), Orientador no Curso de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFMT e presidente da IASMEN (International Association for Surgical Metabolism and Nutrition).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são muito bem-vindos!