Saiba tudo sobre a profissão Técnico em Nutrição e Dietética

No dia 27 de junho, comemora-se o Dia do Técnico em Nutrição e Dietética. Nesta data, no ano de 1961, foram criados os Cursos Técnicos por meio do Decreto n° 38.643/61. O Grupo Executivo de Nutrição (GEN) entrevistou a coordenadora técnica do CRN4, Maria Arlette Saddy, para saber mais sobre a profissão.

A coordenadora técnica do CRN4, Maria Arlette Saddy


Grupo Executivo de Nutrição (GEN): Como definir o que é ser técnico de nutrição e dietética?

Arlette Saddy (AS): O técnico em nutrição e dietética é um profissional de saúde que atua em parceria com o nutricionista e tem como princípio básico − "o bem-estar do indivíduo e da coletividade, empenhando-se na promoção da saúde, cumprindo e fazendo cumprir a legislação, normas e preceitos referentes à saúde." − O apoio técnico de um profissional preparado é importante para que o nutricionista responsável técnico tenha melhores condições de desenvolver suas atribuições privativas, valorizando a área e beneficiando a comunidade atendida.



GEN: Em quais áreas os técnicos de dietética podem atuar?

AS: De acordo com resolução do CFN, n° 312/2003, respeitando os limites de sua formação, os técnicos podem atuar em Alimentação Coletiva em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) que prestem atendimento a populações sadias (restaurantes industriais e comerciais, hotéis, cozinhas experimentais, creches, escolas e supermercado); Nutrição Clínica em instituições que prestem assistência à saúde de populações portadoras de patologias (hospitais, clínicas, asilos); e Saúde Coletiva (Programas Institucionais, Unidades Básicas de Saúde). 

GEN: Quais são as principais atribuições dos profissionais dessa área?

AS: Acompanhar e orientar as atividades de controle de qualidade em todo o processo, desde recebimento até distribuição, de acordo com o estabelecido no manual de boas práticas elaborado pelo nutricionista responsável técnico, atendendo às normas de segurança alimentar; acompanhar e orientar os procedimentos culinários de pré-preparo e preparo de refeições e alimentos, obedecendo às normas sanitárias vigentes; participar de programas de educação alimentar para a clientela atendida, conforme planejamento previamente estabelecido pelo nutricionista; entre outras.


GEN: Como o técnico de nutrição e dietética pode realizar a inscrição no CRN?

AS: O exercício da profissão de técnico em nutrição, em todo o território nacional, é privativo dos profissionais inscritos nos Conselhos Regionais de Nutricionistas (CRN). A inscrição do profissional deve ser feita em sua jurisdição, ou seja, na região em que ele mora e trabalha. 

GEN: Qual o número de inscritos hoje no Conselhos Regionais de Nutricionistas (CRN) de nutricionistas e técnicos de nutrição e dietética ?

AS: O número atualizado de inscritos em 31 de dezembro de 2012 no Brasil é de 87.501 nutricionistas e 11.427 técnicos de nutrição e dietética. São Paulo tem 23.951 nutricionistas e 6.173 técnicos de nutrição e dietética (estado com o maior número de técnicos inscritos). O Rio de Janeiro tem 10.744 nutricionistas e apenas 193 técnicos de nutrição e dietética.



Instituições de ensino do Rio de Janeiro que ministram o curso:
Senac
Nome do curso: Técnico em Nutrição e Dietética
Carga horária: 1.200 horas
Requisitos
O acesso ao curso é permitido ao aluno que comprove conclusão de ensino médio ou equivalente ou que esteja cursando o ensino médio.


Colégio Bezerra de Araújo
Nome do curso: Técnico em Nutrição
Carga horária: 1.660 horas
Requisitos
O acesso ao curso é permitido ao aluno que comprove conclusão de ensino médio ou equivalente ou que esteja cursando o ensino médio

17 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber aonde tem escola tecnica de nutricao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem o IEC ( instituto de ensino e cultura) fica na Rua Apodi no bairro tirol, mais precisamente em frente a defensoria pública. o contato de lá é:33443686. Espero ter te ajudado

      Excluir
  3. Vou fazer o curso tecnico e depois fazer a faculdade

    ResponderExcluir
  4. Vou fazer o curso tecnico e depois fazer a faculdade

    ResponderExcluir
  5. Eu faço Nutrição e Dietética e é maravilhoso e indico para quem quer fazer <3

    ResponderExcluir
  6. Sou formada em nutrição e dietética adoro meu trabalho.

    ResponderExcluir
  7. Sou formada em nutrição e dietética adoro meu trabalho.

    ResponderExcluir
  8. Fiz o técnico, trabalho na área clínica e agora estou fazendo faculdade de nutrição, amo meu trabalho.

    ResponderExcluir
  9. Tenho o curso técnico em nutrição, já atuo na área clínica(hospital) e agora estou fazendo faculdade. Amo meu trabalho e super indico o curso.

    ResponderExcluir
  10. Posso fazer cursos depois de ter feito o técnico em nutrição?

    ResponderExcluir
  11. Olá. O técnico em nutrição pode prescrever dietas para controle de peso para seus clientes sem a supervisão de um nutricionista?

    ResponderExcluir
  12. Super indico esse curso amei fazer porém entrar no mercado de trabalho é difícil principalmente aos 50 anos.

    ResponderExcluir
  13. Faço o 1° ano de nutrição e dietética. AMO o curso e pretendo seguir a profissão

    ResponderExcluir
  14. SOU TECNICA EM NUTRIÇÃO E TRABALHO NO HOSPITAL E UNIDADE BASICA DE SAUDE, GOSTARIA DE SABER QUAL E A CARGA HORARIA ?

    ResponderExcluir
  15. amo essa área. parabéns a todos. também curso.

    ResponderExcluir

Comentários são muito bem-vindos!